As nomenclaturas de filmes lançados na rede

 

mininova12

Para os downloaders compulsivos como Eu, que baixam principalmente filmes e seriados, é normal que se saiba o que quer dizer o emaranhado de de letras e siglas de um release, mas para outros isso pode ser um mistério total. Bom, vamos as siglas mais comuns quando se vai baixar arquivos de vídeo, principalmente em indexadores de torrent.

 

CAM - É o pior tipo de gravação possível. É feito com câmeras em cinemas, inclusive com o áudio capturado do próprio aparelho. Às vezes se usa um tripé ou coisa parecida para se estabilizar a câmera, mas em outros casos e gravação fica um caos.

TeleSync (TS) - Segue o mesmo princípio da CAM, mas geralmente são usadas câmeras melhores e as imagens são mais estáveis. O que diferencia na verdade, é a captação do áudio, que é feito por um microfone melhor, ou um aparelho específico. Muitos releases TS deveriam descer de categoria e ser nomeados como CAM, pela qualidade sofrível.

Screener (SCR) - Hoje em dia é meio raro, mas ainda é usado. Trata-se de um VHS preliminar enviado para distribuidores e locadoras, e passado para o formato VCD, ou SVCD, usando placas de captura. A maioria vem no formato 4:3, mas existem as letterbox, que vêm com tarjas pretas horizontais.

DVD-Screener (DVDscr) - Mesma coisa do SCR de VHS, mas com cópia em DVD. Como é uma cópia não-comercial, a qualidade tende a ser mais fraca do que uma versão final. O formato do vídeo geralmente é SVCD ou DivX/XviD.

DVDRip - A melhor qualidade possível para um vídeo lançado na net, já que é ripado de uma cópia final de DVD. Dependendo do Ripador, ou do Grupo que faz o trabalho, ele pode variar de 700 MB (como os do aXXo) até 4GB (sempre olhe o nome do Grupo e selecione os da sua confiança). Dê preferência a esse formato, mas tenha sempre cuidado, pois os espertalhões da MPAA costumam usar essa nomenclatura para espalhar seus releases falsos. Por isso sempre leia os comentários acerca de um Torrent, e verifique a quantidade de Seeds.

WorkPrint (WP) - É uma cópia de um arquivo ainda não finalizado de um filme. Pode conter cenas faltando, ou cenas a mais, bem como a falta de efeitos especiais, ou trilha sonora. Somente é interessante de ser adquirida depois de ver a versão oficial do filme.

E NUNCA, NUNCA baixe um arquivo em .RAR. A probabilidade de ter senha e ser uma enganação das piores é absurdamente grande!

 

Com o sistema digital TiVo, que grava episódios de TV direto num HD, as séries são quase todas no formato HDTV. O que de mais importante é necessário saber para baixar episódios de suas séries favoritas é que o “S” do release é de Season (Temporada), e o “E” é de Episode (Episódio), e a numeração subsequente diz respeito a qual episódio e temporada trata aquele arquivo. Fora isso, tudo tranquilo!

E bons downloads!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Excelentes ensinamentos como este, só no mundo obscuro da anarquia nerd

Otto Cerqueira disse...

Bom trabalho com as dicas.

Postar um comentário